BOLETIM SOCED - ESPAÇO ABERTO DE INTERLOCUÇÃO EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

        Considerando a atividade de pesquisa como um empreendimento que se enriquece e aprofunda no trabalho coletivo e na interlocução com os pares, o Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação - SOCED do Departamento de Educação da PUC-Rio organiza este Boletim.

        O Boletim SOCED pretende apresentar semestralmente os resultados do trabalho do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio e assim também oferecer um espaço de interlocução com os pares, além de mais um canal de divulgação das pesquisas nesta área.

        Com o Boletim SOCED procuramos criar um canal de acesso fácil e rápido para acompanhamento dos trabalhos da equipe, propondo ao mesmo tempo a troca de informações e reflexões mais freqüente entre os pesquisadores da área de Sociologia da Educação.

        Neste segundo número, privilegiamos as produções acadêmicas da equipe do SOCED, que estão organizadas nas sessões:

  1. PESQUISAS EM ANDAMENTO

  2. ARTIGOS: trabalhos produzidos pelo SOCED ou por outros pesquisadores do campo da Sociologia da Educação. Neste número apresentamos artigos das dissertações e teses dos membros do SOCED. "Exemplaridades no Movimento Estudantil da UFRuralRJ" de Lucília Lino de Paula, "Ensino Superior Privado: Objeto rejeitado pela pesquisa educacional brasileira" de Hustana Vargas, "A jubilação no Colégio Pedro II, que exclusão é essa?" de Maria Cristina Galvão e "Entre as Promessas da escola e os desafios da reprodução social: famílias de camadas médias do Ensino Fundamental à Universidade" de Cynthia Paes de Carvalho, apresentados neste 2° número do Boletim do SOCED.

  3. PRE-PRINT: trabalhos em fase de elaboração, resultados parciais de pesquisa do SOCED e de membros do grupo. Neste número: "Pais na gestão da escola: mudam as relações? Uma análise sociológica de uma instituição judaica" de Diana Mandelert, "Clima Escolar: notas de campo de três visitas a escolas" de Zaia Brandão e "Elites Escolares em uma Escola Confessional" de Isabel Lelis, Artur da Motta, Maria das Graças Nascimento e Rosemary Freitas..

  4. RESENHAS: resenhas de publicações e/ou relatórios de pesquisa na área. Neste número teremos a resenha de textos que vêem sendo utilizados pelo SOCED, são eles: de Olivier Donnat "La Transmission dês Passions Culturelles", preparada por Hustana Vargas; de Erin McNamara Horvat; Elliot B. Weininger; Annette Lareau "From Social Ties to Social Capital: Class Differences in the Relations Between Schools and Parents Networks", preparada por Diana Mandelert.

  5. NOTÍCIAS ACADÊMICAS: nesta sessão poderão ser encontradas notícias curtas sobre apresentações de trabalhos em congressos e outras atividades técnico-científicas do grupo e seus colaboradores. Neste número estaremos divulgando a Home Page do SOCED, que é http://www.soced.pro.br

  6. CONTATO: endereço para comunicações via e-mail, remessa de trabalhos para publicação nos ENSAIOS e nas RESENHAS, solicitação de divulgações nas NOTÍCIAS ACADÊMICAS.

  7. LINKS: endereços de interesse na WEB.